sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

RISOTTO DE FARINHEIRA E COGUMELOS
Este foi o jantar de hoje. Usei cogumelos brancos, pleurotus e marrons e, - como sou fã de woks -, não resisti a saltear os cogumelos e depois cozinhar o risotto num wok.....
É preciso um pouco de paciência para fazer risotto, uma vez que se deve mexer constantemente, mas o resultado vale a pena!!

Ingredientes para 4 pessoas:
1 farinheira;
500 g de cogumelos frescos à escolha (brancos, pleurotus, marrons, portobello, shitake, porcini....);
250 g de arroz (carinalori);
150 g de queijo parmesão ralado;
100 g de manteiga + 1 colher de sopa;
1 cebola;
2 colheres sopa de azeite;
1 copo de vinho branco;
sal, pimenta, tomilho;

Cozer a farinheira em água com um pouco de sal. Laminar os cogumelos. Colocar uma colher de azeite e uma de manteiga num tacho, wok ou frigideira grande e alta. Saltear aí os cogumelos com um pouco de sal, pimenta e um ramo de tomilho. Após, reservar a farinheira cozida e os cogumelos numa taça.
Não deitar fora a água de cozer a farinheira, nem a água que fica dos cogumelos salteados, a qual se pode juntar e deve manter sempre bem quente para ser usada no risotto.
Picar a cebola. No wok/tacho colocar azeite e saltear a cebola picada até ficar translúcida. Temperar com sal e pimenta. Colocar o arroz e agitar a panela de modo a quebrar o grão do arroz (cerca de 1 minuto). Baixar o lume, adicionar o vinho e mexer até absorver. Com uma concha de sopa, adicione 2 conchas de caldo ao arroz e vá mexendo sempre, até absorver. Sempre que o arroz absorver o caldo, vá juntando duas conchas e não se esqueça de mexer sempre. Se o caldo não chegar, use àgua a ferver.
Nas últimas conchas de caldo, corrija o sal e a pimenta, junte a manteiga e o queijo ralado, a farinheira cortada em rodelas ou esfarelada e os cogumelos (todos ou metade). Misture, mexa e deixe absorver o resto caldo.
O arroz demora cerca de 25 minutos a cozer e deve ficar com um ar cremoso, mas com o interior do grão "al dente". Deve ser servido imediatamente.

Bom Apetite!!


Nota: Para quem não gosta da gordura laranja que fica na água de cozer a farinheira, coloque um papel absorvente num passador e passe a água por aí. A água mantém o sabor, enquanto a gordura fica retida no papel.


1 comentário: