quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FRANGO NO FORNO COM BATATAS CAMPONESA
Ingredientes por pessoa: 2 pedaços de frango; cerca de 8 batatas novas pequenas; 4-5 tomates cereja; Restantes ingredientes: 3 folhas de louro; 1 cebola; 1 copo de vinho branco; 1 copo de leite; azeite; sal; pimenta; 2 c. chá de ervas de provença; 1 c. sopa rasa de pimentão; 1 colher de chá de gengibre fresco ralado; dentes de alho; pão ralado.
Fazer uma marinada para o frango com  o vinho, o leite, as ervas, a pimenta, o pimentão, o gengibre, alho picado, louro, sal e pimenta  a gosto. Esfregar o frango e com a mistura e deixá-lo repousar nesta marinada durante cerca de 1 hora, pelo menos . Retirar o frango da marinada e passá-lo por pão ralado. Reservar a marinada e o frango.    Lavar as batatas novas sem tirar a pele e dar-lhes uma cozedura em água com sal por 5 minutos (após a água ferver). Escorrer as batatas. 
Pré-aquecer forno a 200.º C. Num pirex ou no tabuleiro do forno, colocar a cebola cortada em meias luas, as batatas e dentes de alho inteiros espalmados. Regar com a marinada do frango e colocar um fio de azeite por cima das batatas. Colocar o frango na grelha do forno e por baixo o tabuleiro com as batatas ou o tabuleiro com o pirex das batatas. O pão ralado vai servir para proteger o frango do calor, permitindo-lhe tostar por fora sem ficar muito seco.
Após 15 a 20 minutos, virar o frango. Nessa altura, com um garfo, pressionar as batatas levemente de forma a abrirem e colocar os tomates cereja. Deixar no forno mais 15 a 20 minutos e está pronto. Pessoalmente e nesta receita gosto dos tomates cereja assados mas inteiros, de forma a manterem o suco e um pouco do seu sabor ácido. Mas, se quiser, pode colocá-los de imediato e juntamente com as batatas que ficará igualmente bom.
BOM APETITE!!!! 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BOLA  RÁPIDA DE CARNES
As bolas de carne, - para além de rápidas e saborosas -, são muito práticas e versáteis. Tanto podem servir para um lanche como para um almoço ou jantar. Para uma refeição rápida,  para levar para um piquenique ou para o local de trabalho... Sozinha, com uma salada ou outro acompanhamento, é só escolher a ocasião e todas são boas para comer uma bola de carnes.          
Ingredientes da Massa: - 5 ovos;  - 500 g farinha;  - 1,5 dl. de óleo; - 2,5 dl. de leite; - 15 g de fermento; - 1 pitada de  sal;  manteiga para untar o tabuleiro; Ingredientes do recheio: Esta bola levou fatias de fiambre; rodelas de chourição e 1 embalagem (100g) de cubinhos de bacon, mas pode colocar outras carnes fumadas, queijo ou até carne picada. 
Pré-aqueça o forno a 200.º C. Bata os ovos com o óleo durante 5 minutos com uma batedeira electrica. Junte a farinha e o leite à mistura, de forma alternada e aos poucos, batendo sempre. Junte o sal e o fermento e bata. Adicione os cubos de bacon à mistura e mexa com uma colher de forma a incorporá-los na mesma.
Coloque metade da mistura num tabuleiro untado e por cima as fatias de fiambre e as rodelas de chourição sem a pele. No topo coloque o resto da massa. Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 25-30 minutos.      Tenha atenção que os fornos com ventoinha podem precisar de menos calor e/ou menos tempo. Tal como nos bolos, utilize um palito para verificar a cozedura. Se sair limpo, a bola está pronta. 
BOM APETITE!!!....                

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SALSICHAS EM COUVE LOMBARDA
Ingredientes:

- 1 embalagem de salsichas (2-3 salsichas por pessoa);
- 1 couve lombarda;
- 1 cebola;
- 3 c. de sopa de polpa de tomate;
- 1 c. de sopa de azeite;
- Sal e pimenta q.b.
- 1 copo de água;


Preparação:
Retirar da couve as folhas inteiras e em número suficiente para embrulhar as salsichas.

Lavar bem as folhas e retirar-lhes a parte grossa do talo, longitudinalmente, de forma a que a folha se mantenha inteira. Isto vai ajudar a conseguir enrolar a couve sem que a mesma se parta. Colocar as folhas num recipiente, escaldá-las com água bem quente e deixar estar assim uns minutos.
Escorrer a água e enrolar cada salsicha numa folha de couve. Se necessário, use palitos para segurar a folha de couve na posição pretendida.  


Pique a cebola. Num tacho, coloque o azeite e a cebola e deixe refogar até ficar transparente.
Coloque as salsichas embrulhadas em couve no fundo. Tempere com sal e pimenta e coloque um pouco de polpa de tomate por cima. Por cada camada que fizer, tempere e coloque polpa de tomate. As camadas devem ficar em posições alternadas.
Junte a água pela lateral do tacho, tape-o, baixe o lume e deixe cozer cerca de 30 a 40 minutos. Pode servir, acompanhado com arroz branco.      
Bom Apetite!!
PANQUECAS COM MAÇÃ INCORPORADA
Nestas panquecas a fruta (recheio) é incorporada na própria massa no momento da cozedura.
Ingredientes:
- 1 ovo;
- 100 g de farinha;
- 2 dl leite;
- 50 g margarina;
- 2 maçãs reinetas;
- sumo de limão;
-  1 ou 2 colheres sopa açucar amarelo por panqueca;
- sal;                                             
- canela;                                        

Coloque a farinha, o ovo, o leite e uma pitada de sal numa tigela e bata bem até ficar tudo incorporado e sem grumos. A massa deverá escorrer da colher ou pás da batedeira, mas estas deverão ficar com uma camada fina da massa agarrada para se ter a consistência pretendida. Deixe a massa descansar entre 30 minutos a 1 hora. Corte as maçãs em fatias finas e regue-as com sumo de limão para não descolorarem.
Numa frigideira anti-aderente derreta a margarina. Após estar derretida, junte-a à massa e incorpore-a na mesma. Espalhe uma colher de açucar no fundo da frigideira e coloque de imediato fatias de maçã reineta a cobrir esse mesmo fundo. Espalhe o restante açucar por cima das maçãs e canela em pó a gosto. Com uma concha da sopa, coloque uma colher de massa por cima das maçãs. Baixe o lume e deixe cozer cerca de 5 minutos em lume brando e depois vire a panqueca e deixe cozer cerca de 1 minuto.
Para se fazer as panquecas com formatos directamente na frigideira (flores, coração, etc), podem ser utilizadas as formas para fazer ovos estrelados que se encontram à venda. Também se pode utilizar cortadores de bolachas grandes para cortar a panqueca com o formato pretendido depois de feita.
BOM APETITE!!!!.....                          

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

GRÃO COM ENCHIDOS
Ingredientes para 4 pessoas
- 500 g de grão de bico
- 1/2 chouriço de carne 
- 1/2 chouriço mouro
- 200 g de bacon cortado em tiras
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 0,5 dl de azeite
- 1 dl de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 1 colher de sopa de salsa picada
- Sal, cominhos e água q.b.

Pode optar por cozer o grão em casa ou utilizar grão já cozido em lata ou frasco. Caso opte pela primeira opção, deve deixar o grão de molho em água fria de véspera. No dia, coza-o em água com um fio de azeite.
Descasque e pique a cebola e os alhos, refogue-os em azeite e adicione o louro. Acrescente os chouriços cortados em rodelas, o bacon às tiras e a massa de pimentão, e deixe refogar cerca de 5 a 10 minutos.
Adicione o vinho branco. Junte o grão, previamente cozido, e um pouco do caldo da cozedura. Tempere com sal e cominhos. Deixe apurar e rectifique os temperos.

Sirva polvilhado com salsa picada e.... BOM APETITE!!!!!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

BATIDO NUTRITIVO DE BANANA E FRAMBOESAS
A verdade é que tem estado um Inverno seco e bastante solarengo, o que origina apetites culinários que me teriam parecido mais adequados ao Verão... Mas, mesmo que achem que é fora do normal para a época, hoje apeteceu-me um batido de fruta!!
E portanto, cá está ele.....


Ingredientes para 3 a 4 copos
3 bananas maduras
100 g de framboesas
1 iogurte natural ou de aroma, consoante o gosto
750 ml de leite
Hortelã para enfeitar

No liquidificador
coloque o iogurte, as bananas descascadas e cortadas às rodelas, as framboesas e o leite.








Bata bem, primeiro no minimo até a fruta ser esmagada e incorporada no leite. Para finalizar, bata em velocidade elevada por 20 segundos.


Depois é só servir num copo alto e enfeitar a gosto.

Bom Apetite!!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

BOLO DE ANOS POCOYO - Receita de bolo de iogurte de Soja
O Pipo fez 3 anos e queria um bolo com o Pocoyo e os amigos. Este bolo é de massa de iogurte de soja e não foi utilizado qualquer leite ou derivado, por causa da intolerância à lactose do aniversariante.








Este bolo foi feito num tabuleiro e recortado para se obter a figura pretendida, mas aqui vai a receita para uma forma normal.
Ingredientes (forma de 22 cm diâmetro):
- 2 iogurtes naturais de soja (125g cada);
- 5 ovos;
- 4 caixas de iogurte de açucar ;
- 4 caixas de iogurte de farinha;
- 1 caixa de iogurte de óleo;
- 15 g de fermento;
- manteiga q.b. para untar a forma.



Untar a forma com a manteiga e pôr o forno a pré-aquecer a 170.º C.
Numa tigela, colocar todos os ingredientes e bater bem até a massa fazer bolhinhas.
Levar ao forno pré-aquecido entre 30 a 35 minutos. Tenha atenção que ós fornos são todos diferentes e que os fornos com ventoinha precisam de menos tempo de cozedura e/ou calor que os convencionais. A melhor técnica continua a ser pegar num palito, espetar e se sair limpo, o bolo está cozido.


Depois foi a tarefa de recortar o bolo na forma pretendida, cobri-lo e fazer os restantes bonecos. Colocar o pássaro dorminhoco a fazer de letra "O" no nome. Juntar a Elly e o pato que também quiseram ir à festa.



Parabéns Pipo!!!!







terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TARTE DE FRAMBOESAS
Uma tarte de framboesas cai sempre bem.... principalmente no dia de hoje!
Ingredientes:
Massa
- 2 chávenas de chá de farinha;
- 6 colheres de sopa de manteiga;
- 1/3 de chávena de açucar em pó;
- 2 ovos;
- 1 colher de chá de extracto de baunilha;
Recheio
- Uma embalagem de framboesas congeladas (250-300 g);
- 100 g de açucar;
- 1 colher de chá de canela;
- 1 cálice de vinho do Porto ou Madeira;
Numa taça, amassar a farinha, manteiga e açucar com as pontas dos dedos de forma a integrar os ingredientes uns nos outros. Juntar os ovos e o extraco de baunilha, mexendo com uma colher. Retire da taça e molde em rolo. Divida em 2 partes, numa proporção 3/4 - 1/4 e coloque no frigorifico envolvidas em película aderente durante 30 mn a 1h.
Para quem quiser uma versão rápida, pode sempre usar massa quebrada, que se encontra à venda nas secções de frescos dos supermercados. 
Pré-aquecer forno a 180.º C.
Num tacho, colocar as framboesas, o açucar, o cálice de vinho e a canela. Leve a lume brando e deixe ferver durante 15-20 minutos, mexendo de vez em quando. Não precisa colocar água, uma vez que os frutos congelados vão adicionar a àgua necessária.
Esticar os 3/4 de massa com o rolo e colocar na tarteira a cobrir o fundo e os lados. O excesso deve ficar para fora da tarteira. Rechear a tarte com as framboesas. Reserve um pouco do líquido no tacho. Com o 1/4 de massa, fazer rolinhos finos e colocar em cima do recheio, em padrão quadriculado. Enrolar o excesso de massa na borda da tarteira para dentro (aparar se for demasiado.
Pincelar a massa com o liquido que ficou no tacho e levar ao forno pré-aquecido cerca de 25 minutos ou até a tarte ficar douradinha. Deixe arrefecer antes de servir.
BOM APETITE!!!

Qualquer dúvida ou questão, contactar Verygoodcakes@gmail.com


domingo, 12 de fevereiro de 2012

MINI BOLOS DE CHOCOLATE COM FRUTOS VERMELHOS


Para partilhar no dia dos namorados, em dias especiais ou em qualquer outro momento.... Porque é sempre bom partilhar com amor!!!


Mini bolo de chocolate, com recheio de frutos vermelhos, rodeado de colar de chocolate em favo de mel e coberto com ganache de chocolate e frutos vermelhos (morangos e framboesas).

Ou mini bolo de chocolate com recheio de frutos vermelhos, colar de chocolate com pimenta rosa e coberto de frutos vermelhos.
     

sábado, 11 de fevereiro de 2012

 CUPCAKES  BRIGADEIRO


Sugestão para o dia dos namorados:
cupcake de chocolate com ganache e um brigadeiro no topo, enfeitados com corações de açucar e bolinhas de cereais envoltas em chocolate.

Chocolate com muito amor!!....


                                                               

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

RISOTTO DE FARINHEIRA E COGUMELOS
Este foi o jantar de hoje. Usei cogumelos brancos, pleurotus e marrons e, - como sou fã de woks -, não resisti a saltear os cogumelos e depois cozinhar o risotto num wok.....
É preciso um pouco de paciência para fazer risotto, uma vez que se deve mexer constantemente, mas o resultado vale a pena!!

Ingredientes para 4 pessoas:
1 farinheira;
500 g de cogumelos frescos à escolha (brancos, pleurotus, marrons, portobello, shitake, porcini....);
250 g de arroz (carinalori);
150 g de queijo parmesão ralado;
100 g de manteiga + 1 colher de sopa;
1 cebola;
2 colheres sopa de azeite;
1 copo de vinho branco;
sal, pimenta, tomilho;

Cozer a farinheira em água com um pouco de sal. Laminar os cogumelos. Colocar uma colher de azeite e uma de manteiga num tacho, wok ou frigideira grande e alta. Saltear aí os cogumelos com um pouco de sal, pimenta e um ramo de tomilho. Após, reservar a farinheira cozida e os cogumelos numa taça.
Não deitar fora a água de cozer a farinheira, nem a água que fica dos cogumelos salteados, a qual se pode juntar e deve manter sempre bem quente para ser usada no risotto.
Picar a cebola. No wok/tacho colocar azeite e saltear a cebola picada até ficar translúcida. Temperar com sal e pimenta. Colocar o arroz e agitar a panela de modo a quebrar o grão do arroz (cerca de 1 minuto). Baixar o lume, adicionar o vinho e mexer até absorver. Com uma concha de sopa, adicione 2 conchas de caldo ao arroz e vá mexendo sempre, até absorver. Sempre que o arroz absorver o caldo, vá juntando duas conchas e não se esqueça de mexer sempre. Se o caldo não chegar, use àgua a ferver.
Nas últimas conchas de caldo, corrija o sal e a pimenta, junte a manteiga e o queijo ralado, a farinheira cortada em rodelas ou esfarelada e os cogumelos (todos ou metade). Misture, mexa e deixe absorver o resto caldo.
O arroz demora cerca de 25 minutos a cozer e deve ficar com um ar cremoso, mas com o interior do grão "al dente". Deve ser servido imediatamente.

Bom Apetite!!


Nota: Para quem não gosta da gordura laranja que fica na água de cozer a farinheira, coloque um papel absorvente num passador e passe a água por aí. A água mantém o sabor, enquanto a gordura fica retida no papel.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BOLO PUDIM DE  BANANA     


Ingredientes:
2 bananas bem maduras;
1 ou 2 bananas mais rijinhas;
3 ovos;
100 g açucar;
250 g farinha;
1 colher de chá de fermento;
1 chávena de chá de óleo;
1 iogurte (natural ou de banana);
caramelo liquido q.b.;
manteiga q.b.
Pré-aqueça forno a 180.º. No processador, - com as pás de triturar -, coloque as bananas maduras e triture-as até ficarem em papa. Junte os ovos, o açucar, a farinha; o óleo e o iogurte às bananas e bata no processador até ficar tudo bem envolvido e com a mesma consistência. Adicione o fermento e bata até estar envolvido na mistura. Unte a forma com a manteiga. Corte a(s) banana(s) mais rijinha(s) em rodelas e disponha-as a cobrir o fundo da forma. Verta caramelo liquido por cima das bananas, de forma a que o fundo da forma fique coberto com o caramelo. Coloque a massa do bolo na forma e leve ao forno pré-aquecido. Deixe cozer cerca de 30 minutos.

Nota: Os fornos têm diferenças entre si e basta terem ou não ventoinha para os tempos de cozedura variarem. Convém ir verificando o bolo com um palito: quando sair limpo, está cozido.

Bom Apetite!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CARIL DE PEIXE E CAMARÃO
Ingredientes para 6 pessoas: 6 filetes de peixe gato (ou outro peixe); 1 saco de camarão miudo congelado; 150 g de côco ralado; 1 lata de leite de côco (400 ml); 1 cebola; 3 dentes de alho; 2 folhas de louro; 1 colher de sopa de açafrão das indias em pó; 1 colher de sopa de pó de caril; sal; azeite; piri-piri; gengibre.
Confecção:
Misturar o côco seco ralado com o leite de côco e reservar. Cortar a cebola aos cubinhos e refogar em duas colheres de sopa de azeite até alourar. Colocar um pouco de sal e juntar o louro e os dentes de alho cortados em lascas. Dispor os filetes cortados a meio na panela e temperar com uma pitada de sal e pimenta. Juntar os camarões e adicionar 1/2 copo de água (se necessário).
Misturar 1 colher de chá de gengibre em pó ou fresco ralado, 1 colher de sopa de açafrão e uma pitada de piri-piri (opcional e q.b. consoante o gosto pessoal). Depois de ferver, deixar apurar 5 minutos em lume brando.
Juntar a mistura de côco seco ralado com o leite de côco à panela. Mexer e deixar apurar mais 5 minutos, após a fervura, em lume brando.
Verificar o sal e a pimenta, juntar 1 colher de sopa rasa de pó de caril de boa qualidade e deixar apurar em lume brando por 10 minutos.
Acompanhar com arroz basmati ou outro.
Notas:
1- Este prato aguenta-se bem de um dia para o outro, podendo até ficar melhor e com o sabor mais apurado.
2- Se ficou com muita quantidade, congele em doses individuais. Não se esqueça de pôr a data da confecção/congelação. Aguenta cerca de 3 meses no congelador.
Bom Apetite!......




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

INSÓNIAS Vs ENERGIA

Já teve dias assim? Os sonos parecem trocados e não se consegue dormir durante a noite.
Em compensação, de dia parecemos zombies prestes a cair para o lado e a fechar os olhos na primeira oportunidade. 
Adicione uma colher de café de noz moscada a um copo de leite quente e beba: Vai ajudá-lo a dormir!
Ou, - para ter energia -, faça um chocolate quente bem espesso: basta misturar 3 a 4 colheres de sopa  de chocolate em pó por cada 200 ml de leite e levar a cozer numa panela até ficar com a consistência pretendida.
As gotinhas de leite condensado no topo são uma opção para os gulosos.
Além disso, especiarias e chocolate são sempre  boas opções para combater o frio.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

GELADO DE REQUEIJÃO
Ingredientes:
400 g de requeijão;
1/2 chávena de chá de açucar;
3 claras de ovo;
250ml de natas.

Confeção:
Coloque as claras de ovo numa panela com o açucar e aqueça em lume brando apenas o tempo suficiente para o açucar desaparecer nas claras (cerca de 1 minuto).
Na batedeira, bata as claras com o açucar até formar ponto de suspiro.
Misture o requeijão com as natas e vá juntando ao creme de suspiro aos poucos, batendo na velocidade mínima.

Coloque numa forma grande ou em individuais e leve ao congelador.

Desenforme e junte um doce a gosto. Os meus são: Doce de figo, geleia de pimento vermelho, gengibre confitado..... Comente e diga qual é o seu sabor!